sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIU

O que é o DIU
O DIU, dispositivo intrauterino, é um produto anticoncepcional colocado no útero. O médico alemão Ernst Gräfenberg inventou o DIU e foi a primeira pessoa a comercializá-lo. DIU é o método anticoncepcional reversível mais usado no mundo, sendo utilizado por quase 160 milhões de mulheres das quais 2/3 são chinesas. O DIU deve ser colocado e removido do útero por um médico. DIU fica no útero por todo o período de tempo que a concepção não for desejada. Dependendo do tipo, o DIU é aprovado para 5 a 10 anos de uso.

Eficiência, mecanismo de contracepção do DIU e classificação como abortivo
Toda a segunda geração de DIU T de cobre tem a taxa de falha de menos de 1% ao ano e uma falha cumulativa de 10 anos ente 2 e 6%. Um estudo de grande escala da Organização Mundial da Saúde reportou uma taxa de falha para 12 anos de uso do DIU de 2,2%. O DIU de cobre também pode ser usado como método de contracepção de emergência. Se um DIU for inserido dentro de 5 dias após a relação sexual o risco de engravidar é reduzido à mesma taxa de uma mulher que já estivesse usando o DIU durante o ato sexual.
A presença do DIU no útero promove a liberação de leucócitos e prostaglandinas pelo endométrio. Essas substâncias são hostis tanto ao esperma quando ao ovo. Quando usado continuamente para contracepção, o mecanismo primário de ação é espermicida/ovicida. Porém, acredita-se que mecanismos pós-fertilização contribuam efetivamente para a eficiência do DIU e devem ser o principal fator quando o DIU é usado como contracepção de emergência. Esse mecanismos pós-fertilização faz algumas pessoas e organizações a darem classificação do DIU como abortivo.

Efeitos colaterais e complicações do DIU
O colocação do DIU pode introduzir bactérias no útero. O processo de colocação do DIU carrega um risco pequeno de doença de inflamatória pélvica nos primeiros 20 dias. É muito importante que sejam utilizadas técnicas para prevenir infecções durante a colocação do DIU. Antibióticos devem ser dados antes da colocação do DIU em mulheres com alto risco de endocardite (infecção das válvulas cardíacas), mas não devem ser usados rotineiramente.

Após a colocação do DIU a menstruação tende a ser mais forte ou mais dolorida, especialmente durante os primeiros meses após sua inserção. O desconforto na menstruação é a causa mais comum para a remoção do DIU.

Complicações com o DIU incluem sua expulsão e perfuração uterina. A perfuração uterina é geralmente causada por inexperiência do médico e é muito rara. A expulsão do DIU é mais comum e mulheres jovens, as que não tiveram filhos e quando o DIU é inserido logo após o parto ou aborto.

Embora a taxa de gravidez ao usar o DIU seja baixa, se ela ocorrer existe o risco mais elevado de aborto e parto prematuro. Esses riscos mais elevados terminam se o DIU for removido quando a gravidez for descoberta.

OBS: Vou tirar o meu segunda-feira, por algumas complicações que ocorreram, quem tiver alguma dúvida, é só perguntar gente ...abraços!

Um comentário:

Tuka Siqueira disse...

Olá!!! Eu estou usando DIU há quase um ano, desde que minha caçula nasceu. Mas uso o DIU Mirena, que é com hormônio associado (veja mais informações aqui http://www.e-familynet.com/phpbb/informaoes-sobre-o-diu-mirena-tire--vt343477.html)Ele é mais seguro que o de cobre e ainda com o benefício de diminuir o sangramento menstrual, eu quase não sngro, umas gotas todo mês, nem é preciso usar absorvente.

Estou maravilhada, mas sei que nem todo mundo se adapta tão bem.

Abraços